O direito das sucessões é a matéria que trata de questões do evento morte, ou algo relacionado a ela, a fim de regulamentar a transferência patrimonial. Seja para dividir a herança (partilha de bens), resolver pendências que o falecido deixou, ou transferir os bens para os herdeiros.
O profissional do direito atua para fazer com que as vontades do de cujus (falecido) sejam respeitadas após a morte. Caso não haja testamento, o trabalho do advogado é fazer com que a partilha e os direitos hereditários sejam realizados dentro da legislação vigente sobre o direito das sucessões.
Na grande maioria das vezes, o profissional acompanha os herdeiros na realização do inventário. Ele é responsável pela análise de documentos e diálogo com o cliente, no intuito de verificar qual é a forma mais apropriada para o caso. Isso porque, a depender da situação, o inventário poderá ser extrajudicial ou judicial.
Contudo, não se limita a isso, uma vez que o advogado pode auxiliar na elaboração de testamento, bem como realizar planejamento sucessório, o que tem se tornado cada vez mais comum.
Fonte: Aurum